


E o que falar da maravilhosa coleção de papeis de parede Archives, do Studio Job para a NLXL, apresentada na Via Tortona? Simplesmente perfeita.
A mostra The Unexpected Welcome, da holandesa Moooi trouxe peças de grandes dimensões, cheias de estampas e texturas.
E a Lasvit apresentou uma série de pendentes tecnológicos criados por Maarten Baas e Daniel Libeskind.
O estúdio japonês h220430 apresentou a Ventura Lambrate, uma poltrona de aço e couro que parece levitar abaixo de dez balões, brilhantemente inspirada no filme francês “Le Ballon Rouge” (1953). É mera ilusão, a cadeira é afixada na parede.
Vimos estampas, cores e texturas se misturarem em novas e extensões de linhas de produtos já existentes com o objetivo de mostrar que criatividade não é barrada com a crise, mas que podemos aprender com ela e aproveitar os insights da melhor maneira. Bons exemplos foram apresentados pela Cappellini...
Philippe Starck, Masters Chair |
O mesmo Tokujin Yoshioka também criou a cadeira Prism para a italiana Glas Italia usando folhas de espessura de vidro de alta transparência com arestas curvas para que a luz crie um prisma de cores. Genial.
O uso de materiais mais simples, como vidro, madeira, aço e ferro e as proporções mais contidas das peças traduzem a vontade de agradar o consumidor no meio de um mercado em recuperação através de peças customizadas ou com múltiplas funções, como o sofá Bandas Space, modular, da querida Patricia Urquiola para GAN.
Patricia Urquiola ainda criou para Moroso.
A Eurocucina trouxe materiais quentes e aconchegantes para as cozinhas, abusando do uso das cores e da madeira, tudo para reafirmar a posição do ambiente como o de agregador da família e de amigos. Destaque para os módulos de funções separadas ou unidas em sistema de ilhas, o que proporciona mais flexiblidade ao espaço. A arte está presente também em eletrodomésticos e armários para integrar ambientes e trazer aquela sensação de personalização.
A tecnologia Fenix para superfícies de apoio exige pouca manutenção e tem longa durabilidade. Ponto para essa novidade.
Sistemas de abertura de portas ou freios de gaveta e detalhes sofisticados, como dobradiças em couro são algumas das tendências que continuam e se modernizam ano a ano.
Minotti é um exemplo da nobreza que usa o Ébano de Macassar.
Assim como Fendi Casa, que trouxe coleção criada por Thierry Lemaire, mesclando o luxo italiano e a a estética Nova Iorquina com um toque de elegância britânica .
Já a escandinava Muuto focou em peças mais despretensiosas para um público jovem que pede novidades constantemente.
A Lot Of Brazil, pelo segundo ano consecutivo foi a única empresa brasileira a ter o título de expositora no I Salone, e claro, fez bonito mais uma vez demonstrando sempre preocupação com o conforto, a qualidade de acabamentos e as cores, especialmente as primárias.
Na Eurobagno, a tecnologia invadiu pias, chuveiros e banheiras. Pudemos notar que, assim como na Eurocucina, o dourado marcou presença.
O retrô também aparece em clássicas releituras dos anos 40, 50 e 60, com linhas retas, limpas e em pedras.
A Bowl Collection lançou a cuba redonda assinada por Arik Levy com detalhes em alumínio que fez sucesso com 100 entre 100 visitantes da mostra.
E o surpreendente Lavatório em Corian da Interbagno, com fibra ótica.
