DECORTILES POR IRMÃOS CAMPANA: ÓRBITA

Noites estreladas e cinema inspiram coleção dos designers para a marca de revestimentos cerâmicos.


O espaço sideral dentro de casa. As memórias das noites estreladas do interior se fundem à paixão pelo cinema de ficção científica, resultando em estrelas e planetas dourados cintilando no céu noturno. Toda esta inspiração estampa a Coleção Órbita, porcelanatos esmaltados acetinados para teto, parede e piso na nova criação dos irmãos Campana para a Decortiles. 


É a primeira parceria da marca de revestimentos cerâmicos com um estúdio de design, na qual o resultado final une a tecnologia de impressão digital com acabamento texturizado personalizado.

“Sempre fui um apaixonado por planetários. Em Brotas, cidade onde nos criamos, ficava deitado na grama vendo o céu, as estrelas cadentes. Na época, havia grande expectativa da conquista do espaço e acompanhávamos os lançamentos da missão Apolo”, conta Fernando Campana. “Assisti à muita ficção científica quando era pequeno. Meu pai me levou para ver ‘2001 - Uma Odisseia no Espaço’. Aqueles cenários e roupas me encantaram. Queria ser astronauta. Essa memória aparece na Coleção”, complementa. 


O desenho das peças nasceu em um esboço feito em papel firme de aquarela por Fernando, que aplicou grafite em fortes passadas para dar volume e textura aos planetas. Em uma visita à fábrica, Humberto Campana, junto à equipe da Decortiles, traduziu o desenho às técnicas fabris de cerâmica, em um resgate do aspecto artesanal e tátil do esboço original. “O resultado ficou lúdico. Ele tem bem o gestual do desenho do Fernando e, ao mesmo tempo, toda a expertise de cores da empresa. É uma boa parceria e troca de experiências interessantes”, ressalta Humberto. 

Com a impressão digital em HD, as superfícies recebem um intenso fundo negro com toques cintilantes, remetendo ao céu estrelado. Logo após, os desenhos em relevo dos planetas em dourado metalizado são aplicados sobre as peças com uma técnica mais artesanal: cada detalhe é inserido individualmente, em um verdadeiro processo criação de uma obra de arte. 



A Coleção Órbita é composta por cinco superfícies diferentes, todas em formato 59x59cm – o que permite uma ampla variedade de paginações, em um convite à personalização dos espaços interiores. As peças com desenhos em relevo transformam as paredes em uma extensão ao céu das noites estreladas. Para complementar a paginação de interiores, porcelanatos sem as aplicações metalizadas são dedicados aos pisos. 



Fonte: decortiles.com.br