Vastu Shastra- Parte 2


Para a arquitetura indiana, a habitação em si é um santuário. A casa é chamada Manushyalaya, que significa, literalmente, templo humano, algo realmente sagrado.

A ordem do espaço construído deve representar a criação de um ambiente espiritual para o morador desfrutar de muitos benefícios e prosperidade. O Vastu Purusha Mandala constitui a matemática para qualquer base de design, do plano metafísico de um edifício às forças sobrenaturais, e até ao alinhamento dos planetas em relação ao sol. Purusha é energia, poder da alma, homem cósmico. Mandala é o nome genérico utilizado para qualquer plano ou gráfico que simbolicamente representa o cosmos.



A área central de toda mandala é o Brahmasthanam. A mais importante de todas elas é a Paramasaayika, de 81 quadrados, mas elas podem variar em números de divisões, de 1 a 100 quadrados.

Ela é colocada em uso no planejamento local e arquitetura através de um processo chamado Vinyasa Pada, um método que diz que todo local pode ser dividido em módulos ou grades/pada. A mandala tem certos pontos conhecidos como Marma, que são pontos vitais de energia, onde nada deve ser construído. Eles são determinados por relações de medidas e diagonais.

A grade de 9x9=81 quadrados destina-se à família. O espaço ocupado pelas peças centrais 3x3=9 é o chamado Brahmasthanam, ou campo de energia nuclear, que deve ser mantido sem construções e aberto para o céu, para ter contato com o espaço (Akasha). A fila de quadrados em volta do Brahmasthanam é a passarela de 2x2=4 quadrados, quartos com fins específicos.



A parte nordeste é chamada Isanya, a sudeste, Agni, a sudoeste Niruthi e a noroeste, Vayu e devem ser utilizados da seguinte maneira:

Nordeste- santuário da casa
Sudeste- cozinha
Sudoeste- quarto principal
Noroeste- armazenamento de alimentos



Os espaços que se encontram entre as zonas de canto, medindo 4x6=24 (6 quadrados de cada lado), são destinadas para fins múltiplos.



 
O Purusha Vastu é retratado deitado com a cabeça no nordeste e as pernas no sudeste, mas como os planetas e sua influência cósmica, ele continua mudando de posição ao longo do ano. Procure um profissional que entenda o Vastu Shastra antes de construir seu novo lar, ou sua nova empresa. Depois, quando chegar a parte da decoração, use o Feng Shui. O lar estará em harmonia, e tudo tende a prosperar.