DECORTILES: COBOGÓ BY CALU FONTES

O QUE É O COBOGÓ?

Cobogó é a denominação de elementos vazados, normalmente feitos de cimento, que completam paredes e muros para possibilitar ventilação e luminosidade no interior do ambiente. O componente que brinca com luzes e sombras vem conquistando cada vez mais o mundo da arquitetura contemporânea.



Na década de 1920, três engenheiros trabalhavam em uma obra no Recife quando tiveram uma das ideias mais criativas da arquitetura brasileira: desenvolveram os cobogós, elementos vazados que dão cor, ventilação e luz aos projetos.

Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis batizaram a ideia com as iniciais de seus sobrenomes e entraram para a história. Originalmente em concreto e inspirado no muxarabi, elemento encontrado na arquitetura árabe, o Cobogó virou febre, principalmente nos anos 1950. Uma ideia que se popularizou rapidamente, passando, nos anos 1940 e 1950, a ocupar também o interior de casas e servindo como divisória de ambientes. O Cobogó alia funcionalidade e arte.

Leva luz natural e aumenta a ventilação dos ambientes ao mesmo tempo em que cria lindas texturas. Nos últimos anos, o Cobogó voltou com força total na decoração, podendo ser encontrado em materiais diversos, como concreto, mármore, vidro, cerâmica ou madeira.

COBOGÓ EM CIMENTÍCIOS

Os cimentícios são revestimentos fabricados artesanalmente, feitos um a um. Compostos por cimento, pó-de-pedra e aditivos que resultam em um produto ecologicamente correto, com resistência e durabilidade. Por serem produzidos artesanalmente as variações de tonalidade fazem parte do efeito estético dos produtos cimentícios.



CALU FONTES

Já consagrada por seu trabalho cerâmico, a artista plástica Calu Fontes assina em 2017 a primeira coleção de cobogós. “A convite da Decortiles desenvolvi esta coleção de Cobogós em que a arquitetura modernista, a geometria, as texturas e a luz foram as grandes fontes de inspiração”.


A artista redefine o modo de pensar do elemento, a nova coleção foi um grande desafio no seu trabalho. “Com os cobogós deixei de lado as cores e mergulhei nas linhas e volumes. O desafio foi pensar na volumetria. Acho enriquecedor trabalhar com materiais diferentes e suas características particulares”, conta. O lançamento traz linhas retas e desenhos geométricos inéditos que ganham os nomes de Bandeira, Finestra e Escada, disponíveis nas cores Branco, Concreto e Cimento.






E todos os produtos com nome da Calu Fontes para Decortiles, você encontra na Casa Objeto!