Você sabe como o seu sapato ou tênis foi produzido? Já questionou se, durante o processo, o meio ambiente foi preservado? Se existia uma condição de trabalho justa e sustentável para os profissionais envolvidos nas confecções das peças?
Só em 2013, mais de 22 milhões de pares foram fabricados em todo o mundo e 87% dessa produção é feita na Ásia, com a China no topo da lista dos países produtores de sapato. Praticamente dois pares de cada três vendidos no planeta saíram de lá. Em relação aos calçados de couro, 40% levam o selo Made in China, enquanto a Itália e México ficam com a fatia de 6% e o Brasil e a Índia com 4%.
Os números são informados pela Change Your Shoes, uma iniciativa europeia que luta para a construção de uma cadeia de fornecimento de calçados mais ética, sustentável e transparente.
O movimento surgiu motivado pelo fato de a manufatura de calçados envolver mão de obra pouco qualificada, podendo existir violação dos direitos humanos, e também por prejudicarem o meio ambiente, especialmente quando se explora o couro.
Segundo a Change Your Shoes, muitas marcas costumam produzir parte ou todos os pares de sapatos em países onde os salários costumam ser baixos e, consequentemente, as condições de trabalho precárias e ilegais. Nesses lugares, as leis ambientalistas podem ser menos restritivas, beneficiando principalmente a produção de calçados em couro.
A iniciativa foca seus esforços em incentivar consumidores a exigirem das marcas a produção de sapatos mais sustentáveis em todos os sentidos. Ainda, realiza pesquisas ambientais e trabalhistas na indústria de calçados a fim de conscientizar e promover o diálogo entre a população e as empresas. Também apoia organizações focadas em melhorar as condições de trabalhos nos países produtores.