Salão do Móvel de Milão - Como foi

Nos últimos dias a Casa Objeto esteve presente no Salão Internacional do Móvel de Milão 2014 para conferir as tendências mais bacanas e as últimas novidades do segmento.









Um lançamento que jamais passaria despercebido é a TOG All Creators Together, uma marca que já nasce com 21 famílias de produtos de uma parceria da brasileira Grendene com ninguém menos que Philippe Starck. A ideia é dar ao consumidor final liberdade total para customizar as peças da maneira que preferir.





E o que falar da maravilhosa coleção de papeis de parede Archives, do Studio Job para a NLXL, apresentada na Via Tortona? Simplesmente perfeita.


NLXL launches Archives by Studio Job at Milan design week



A mostra The Unexpected Welcome, da holandesa Moooi trouxe peças de grandes dimensões, cheias de estampas e texturas.





E a Lasvit apresentou uma série de pendentes tecnológicos criados por Maarten Baas e Daniel Libeskind.




Ice by Daniel Libeskind for Lasvit (7)



O estúdio japonês h220430 apresentou a Ventura Lambrate, uma poltrona de aço e couro que parece levitar abaixo de dez balões, brilhantemente inspirada no filme francês “Le Ballon Rouge” (1953). É mera ilusão, a cadeira é afixada na parede.


I Saloni - Tempo da Delicadeza

Vimos estampas, cores e texturas se misturarem em novas e extensões de linhas de produtos já existentes com o objetivo de mostrar que criatividade não é barrada com a crise, mas que podemos aprender com ela e aproveitar os insights da melhor maneira. Bons exemplos foram apresentados pela Cappellini...


THINKING MAN’S CHAIR LIMITED EDITION


MONFORTE


SHELVES
E pela Kartell, que apresentou um dos grandes destaques do evento, o designer japonês Tokujin Yoshioka e sua mesa Twinkle, que mais parece uma cascata de cristais, produto altamente sofisticado.


I Saloni - Tempo da Delicadeza





Philippe Starck, Masters Chair



O mesmo Tokujin Yoshioka também criou a cadeira Prism para a italiana Glas Italia usando folhas de espessura de vidro de alta transparência com arestas curvas para que a luz crie um prisma de cores. Genial.


I Saloni - Tempo da Delicadeza

O uso de materiais mais simples, como vidro, madeira, aço e ferro e as proporções mais contidas das peças traduzem a vontade de agradar o consumidor no meio de um mercado em recuperação através de peças customizadas ou com múltiplas funções, como o sofá Bandas Space, modular, da querida Patricia Urquiola para GAN.








Patricia Urquiola ainda criou para Moroso.


I Saloni - Tempo da Delicadeza

A Eurocucina trouxe materiais quentes e aconchegantes para as cozinhas, abusando do uso das cores e da madeira, tudo para reafirmar a posição do ambiente como o de agregador da família e de amigos. Destaque para os módulos de funções separadas ou unidas em sistema de ilhas, o que proporciona mais flexiblidade ao espaço. A arte está presente também em eletrodomésticos e armários para integrar ambientes e trazer aquela sensação de personalização.








Cozinhas Milão dia 03 (Foto: divulgação)

A tecnologia Fenix para superfícies de apoio exige pouca manutenção e tem longa durabilidade. Ponto para essa novidade.

Sistemas de abertura de portas ou freios de gaveta e detalhes sofisticados, como dobradiças em couro são algumas das tendências que continuam e se modernizam ano a ano.

Minotti é um exemplo da nobreza que usa o Ébano de Macassar. 




Assim como Fendi Casa, que trouxe coleção criada por Thierry Lemaire, mesclando o luxo italiano e a a estética Nova Iorquina com um toque de elegância britânica .

I Saloni - Tempo da Delicadeza


I Saloni - Tempo da Delicadeza



Já a escandinava Muuto focou em peças mais despretensiosas para um público jovem que pede novidades constantemente.






A Lot Of Brazil, pelo segundo ano consecutivo foi a única empresa brasileira a ter o título de expositora no I Salone, e claro, fez bonito mais uma vez demonstrando sempre preocupação com o conforto, a qualidade de acabamentos e as cores, especialmente as primárias.


Poltrona Underconstruction







Na Eurobagno, a tecnologia invadiu pias, chuveiros e banheiras. Pudemos notar que, assim como na Eurocucina, o dourado marcou presença.



O retrô também aparece em clássicas releituras dos anos 40, 50 e 60, com linhas retas, limpas e em pedras.


eurobagno Thoni Litsz Milão 03 Novidades da Eurobagno na Feira de Milão 2014


eurobagno Thoni Litsz Milão 00 Novidades da Eurobagno na Feira de Milão 2014

A Bowl Collection lançou a cuba redonda assinada por Arik Levy com detalhes em alumínio que fez sucesso com 100 entre 100 visitantes da mostra.


eurobagno Thoni Litsz Milão 13 Novidades da Eurobagno na Feira de Milão 2014

E o surpreendente Lavatório em Corian da Interbagno, com fibra ótica.