Vida longa à comida



Mesmo com anos de experiência culinária, sempre sobra comida no almoço. E é quase certo que comida que sobra é comida perdida, não é todo dia que você quer comer "restodontê", não é mesmo?

Isso sem falar nas frutas e verduras. Mesmo comprando tudo contado, resto é garantido.


Então aqui vai uma dica bem espertinha para que os alimentos durem mais: organize seu refrigerador. Isso diminui o risco de os alimentos estragarem antes do uso.



Como?


1) Mantenha a temperatura sempre menor que 4ºC para diminuir o risco de contaminação e a proliferação de bactérias.


2) Sobras de comida devem ser aramazenadas num pote de vidro com tampa e um a etiqueta com a data de preparo. A validade é de 4 dias.


3) A prateleira de cima é a parte mais gelada do refrigerador (já que o ar frio pesa menos que o ar quente), então reserve-a para os laticínios de uso rotineiro e ovos.


4) Na prateleira do meio devem ficar os enlatados e conservas. Organize bem em fileiras, assim você não deixa nada apodrecer ali. Acomode uma vasilha sobre a outra para economizar espaço e deixe os itens regularmente mais consumidos à frente.

Nunca armazene os enlatados nas embalagens originais. Herméticas, são para conservar o alimento, mas depois de abertas, as latas são um convite às bactérias.
Espere o alimento esfriar antes de colocá-lo no refrigerador, além de garantir a conservação por mais tempo, você também poupa o aparelho, que não é feito para guardar alimentos em temperaturas altas.

5) A prateleira de baixo é destinada aos alimentos-base dos pratos, como carne e frango crus.


6) Nas gavetas só vegetais, frutas e alimentos crus que não devam ser expostos ao frio intenso para não murchar. Nunca deixe carnes e embutidos ali para evitar a contaminação.

As folhas devem ser acondicionadas em sacos plásticos e armazenas de forma a não ficarem apertadas para não amassarem. O mesmo vale para frutas e vegetais.