Cuide bem do piso da sua casa- Madeira

A madeira tem um diferencial muito importante: ela deixa qualquer ambiente aconchegante.

Ela está presente de objetos de decoração até tacos, tábuas e carpetes e são muitos os tons, que conferem elegância e aspecto agradável aos ambientes.

O piso de madeira exige atenção extra, pois o mau uso ou conservação do material certamente vai deixá-lo com aparência velha e desgastada. Para cuidar bem do seu piso de madeira, nunca use produtos à base de álcool, querosene ou qualquer tipo de solvente. E fique atento: até a água pode danificar seu piso.

A limpeza deve ser regular. Invista em um bom aspirador de pó, uma vassoura de pelo ou um pano seco macio, mas antes certifique-se de que o piso foi impermeabilizado, pois é esse acabamento que vai determinar como cuidar dele. Verniz, goma-laca, poliuretano ou laca são bem comuns, mas deles, só o poliuretano não precisa de tratamento adicional e pode ser lavado com um esfregão úmido.



Se o acabamento for em verniz, goma-laca ou laca, use limpardores e ceras à base de solvente. 

A maneira mais rápida de lipar um piso envernizado é com a cera limpadora, que entra em ação após o aspirador de pó cuidar da parte dele. Sempre passe a cera na direção do corte da madeira e retire o excesso com um pano limpo.

Mas a melhor maneira de limpar um piso de madeira certamente não é a mais rápida. Para um brilho duradouro, depois de passar o aspirador, passe um limpador líquido para madeira com um aplicador de cera seco em uma pequena área de cada vez. Deixe absorver e retire o excesso com um pano seco e limpo. Depois de secar, lustre.
Importantíssimo: esse limpador líquido só deve ser utilizado em áreas bem ventiladas, pois é uma mistura inflamável.





E se você é adepto dos elementos naturais para não prejudicar a natureza, experimente essa solução caseira:
Adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.