A lenda é mutável, em cada localidade ela se apresenta de uma maneira diferente, mantendo a mesma base. Nos EUA conta-se que Santa Claus mora no Polo Norte, já na versão britânica, sua residência é na Lapônia. Ele vive com a Mamãe Noel, elfos mágicos (será que são como o Dobby do Harry Potter?) e renas voadoras, que trabalham o ano todo sem descanso. A lenda conta que Papai Noel faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento e depois entrega presentes e doces àquelas que se comportaram bem durante o ano, e carvão àqueles que foram malcriados.
Lendas urbanas, pra movimentar o comércio e vender muito no final do ano? Quase isso.
O Papai Noel existiu de verdade e se chamava Nicolau Taumaturgo. Ele foi um arcebispo nascido no ano 280 na cidade de Lícia, antiga Ásia Menor, atual Turquia, que ajudava pessoas pobre na cidade de Mira, onde era bispo da igreja local, colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas. Além disso, quando seus pais morreram, Nicolau distribui sua herança entre os mais pobres, o que o fez ficar conhecido na região.Ele abriu a porta de sua casa a todos e tornou-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor de todos. Era humilde, pacífico, se vestia o mais simplesmente possível e comia só o estritamente necessário.
![]() |
Diversos milagres acabaram sendo atribuídos a Nicolau depois do seu falecimento e então, de arcebispo ele virou santo, o São Nicolau.
Na verdade nem importa muito. Nós só queremos que Papai Noel traga muita paz, amor e saúde para nossas vidas todos os dias. Ou devemos pedir isso para São Nicolau?