Menos stress e mais equilíbrio. Você acha que consegue?
David Frawley, escritor, iogue e fundador do Instituto Americano de Estudo Védicos do Novo México, o guru das coisas simples, acredita que é possível sim alcançar o equilíbrio, você só precisa encontrar sua forma de alcançá-lo.
Frawley estudou a fundo a ayurveda, ciência médica que surgiu na ìndia há 7 mil anos, que defende que cada organismo é único e precisa ser tratado como tal: "Somente decifrando seu código individual, é possível determinar as necessidades exatas da nutrição de uma pessoa e os cuidados mais apropriados para ela", diz o iogue, que está em São Paulo na 7ª edição do Yoga pela Paz.
Então é certo que a mesma fórmula que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, assim como não gostamos dos mesmos alimentos, não curtimos os mesmos lugares, e às vezes, até o médico que é bom para um não funciona para outro. "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", já disse o gênio Caetano Veloso.
Quem sofre especialmente com esses males do mundo moderno é a mulher, que carrega muitos fardos, porque assume a responsabilidade de tudo, da família aos cuidados com o meio ambiente, e acaba faltando tempo para concentrar-se em si mesma.
E como aliviar essa carga pesada? Frawley dá algumas dicas.
- Duas vezes por dia se acomode em um lugar silencioso e inspire e expire por 5 minutos, observando as reações do corpo. isso acalma os sistemas nervoso e digestivo, além de reduzir a ansiedade e o stress.
- Fique sempre de olho no que abala sua paz de espírito e mina seu ânimo.
- Tome atitudes banais e prazerosas, como um banho de mar ou de banheira, daqueles bem demorados- a água relaxa o copro e a mente.
- Massagens revigorantes com óleo de amêndoas ou gergelim são ótimas para renovar.
- Medite uma vez por dia, de preferência à noite, antes de deitar. O relaxamento propicia as melhores noites de sono.