Bansky

Bansky é o grafiteiro mais famoso do mundo. Grafiteiro é pouco. Revolucionário talvez seja um termo mais adequado.

Ativista político, diretor de cinema inglês e pintor são outras áreas dominadas pelo nosso artista do dia. Sua arte celebra o humor negro e satírico com sacadas inteligentes, e desperta o senso crítico ao retratar com uma técnica inconfundível em estêncil, realidades sociais, comportamentais e políticas.

Seu desprezo pelo governo que rotula o grafite como vandalismo fica escancarado ao pintar locais públicos, como pontes e muros por todo o mundo. Suas obras expõe sua aversão aos conceitos de autoridade e poder de forma sarcástica e agressiva, o que causa identificação imediata com o observador.







O conteúdo social abordado por Bansky não é retratado através do humor, mas inevitavelmente suas obras nos fazem sorrir espontânea, involuntária e sinceramente. Seu trabalho é tão importante que mudou o olhar sobre a arte de rua. E colocou um questionamento na cabeça de seus admiradores: quem é Bansky? Ou quem são?

Existe um boato que há um coletivo por trás do nome Bansky, mas a verdade é que ele é um só, mas trabalha com um grupo de 10 a 20 colaboradores que chegam a montar tapumes para ele pintar escondido e protegem seu rosto a sete chaves. Ele se tornou O CARA depois de pintar painéis irônicos no lado palestino do muro que separa a Cisjordânia de Israel e depois de inserir uma réplica de um prisioneiro de Guantânamo na Disney.





Mas O CARA também aprontou outras memoráveis por aí.
Deixou mensagens nas jaulas de um zoológico com os dizeres: "Chato, chato, chato. Quero sair"; fez uma pintura penetra em um museu retratando homens da caverna caçando um carrinho de supermercado- essa façanha acabou indo pro acervo permanente do Museu Britânico; produziu notas de 10 libras substituindo a rainha da Inglaterra pela Lady Di- hoje cada nota é vendida por 200 libras; e pintou um quadro de uma rainha Vitória lésbica, arrematado por ninguém menos que Christina Aguilera por 25 mil libras. 


Ele faz obras para vender, mas seus grafites de rua são públicos. Só que isso não impede que sejam comercializados. Desde 2007 seus trabalhos saem das ruas diretamente para as casas de leilão. Os donos de uma casa com um mural de Bansky em uma das paredes colocaram o imóvel à venda, mas não em uma imobiliária, em uma galeria de arte, listada como "mural com uma casa anexa".

De tão icônico, seu trabalho é admirado por artistas de todas as tribos, de todos os lugares. E quem resolveu encarar o desafio de fazer uma releitura de algumas obras de Bansky foi o fotógrafo Nick Stern. O resultado a gente confere abaixo.









 

Lepri na Casa Cor SP

É muito bom ver que estamos no caminho certo. A Lepri é fornecedora da Casa Objeto há bastante tempo e sempre é um revestimento muito indicado por arquitetos e clientes que entendem de decoração e arquitetura.

A Lepri- finas cerâmicas rústicas, é uma marca que lança tendências e está sempre ligada à sustentabilidade, tema recorrente no Casa Cor. Seus produtos são desenvolvidos a partir de lâmpadas fluorescentes, telas de TV e monitores, além da própria cerâmica que entra na massa junto com outros ingredientes para produzir novos revestimentos cerâmicos e ecologicamente corretos.

Esse ano a Lepri esteve presente em vários ambientes da Casa Cor SP, o maior evento de decoração e arquitetura da América Latina, que aconteceu de 29 de maio a 22 de julho no Jockey Club de São Paulo. Entre os ambientes em que a marca esteve presente, 5 foram premiados como vencedores Casa Cor 2012.

Vamos conferir quais foram esses ambientes e conhecer mais alguns?

Restaurante Badebec- Ricardo Rossi
É o maior ambiente da Casa e Cor e ponto de encontro e negócios do evento. O projeto conta com três cozinhas, uma delas dedicada à apresentações de apresentações gastronômicas para o público. A parede de fundo é revestida pelo produto Rocks Cinza Manhattan, que é formado por filetes de tamanhos e relevos desiguais e aparência rústica.



Copa da Estilista- Isabela Augusto de Lima
Projeto dedicado aos profissionais da moda que pode ser utilizado tanto para alimentação quanto para atendimento a clientes. A sacada desse ambiente é uma galeria de arte adjunta.
A decoração foi inspirada no revestimento Diamante Negro Metal, que possui ranhuras em alto e baixo relevos e acabamento metalizado, que se reveza na parede com o Invechiatto Capri, produto de aparência mais clássica. Lepri também está no piso: a Ecomadeira Cumaru é um produto cerâmico com aparência de lascas e tábuas de madeira.


Bistrô- Maithiá Guedes
O ambiente tem como inspiração os pequenos e acolhedores bares franceses que unem contemporaneidade e elegância. A parede de fundo foi revestida pelas Ecopastilhas Lepri na cor camurça, que também está presente na cozinha.



Lounge Boutique Hotel (Casa Hotel)- Camila Rosa e Juliana Valias
O ambiente traz à decoração elementos que estão agitando a moda mundial, como os tons azul Klein, reproduções étnicas em tecidos e referências às linhas da Versace através do revestimento Quebratto nas cores Nero e Bianco, assentados no piso. O lançamento Grandini Nero Luxo Metal, que mescla peças rústicas com acabamento metalizado, foi utilizado nas paredes e o Brick White, inspirado nos tijolos ingleses, no interior da lareira.


Loft no Campo- Selma Tammaro
Um ambiente desenvolvido para homens de 25 a 30 anos que não saíram da casa dos pais mas desejam independência. O projeto conta com hall de entrada, quarto, sala, espaço gourmet, pátio externo, jardim, spa e banheiro, revestido pelas Ecopastilhas Lepri. A parede ganhou o produto no visual paper- com acabamento irregular- na cor bianchetto, que se repete no piso alternando com a reta na cor bianco.


Jardim Secreto- Ricardo Pessuto
A inspiração vem dos 5 elementos chineses- terra, água, fogo, metal e madeira, e é um verdadeiro convite à reflexão, referência dos jardins ingleses. O projeto foi desenvolvido sob a proteção do Jatobá- árvore que representa a ligação entre a terra, o homem e a fé. O paisagista escolheu revestimentos Lepri que tivessem a ver com a proposta: Mattone nos pisos e muretas, Rosone e Quebratto Paglia nas bases de apoiso para vasos e rampas de acesso.


Fachada Casa de Campo- Katya Francisco e Lígia Cunha
O projeto celebra a convivência familiar em um ambiente aconchegante, rústico e sustentável. Os painéis Brick White, inspirados nos tijolos ingleses, são encontrados nos painéis de vegetação.


Loft do artista- Samy & Ricky Dayan
O espaço, inspirado nos lofts americanos, une moradia e trabalho demaneira despojada e muito funcional.
O revestimento Lepri Invecchiatto Nero com acabamento arredondado e envelhecido é utilizado no piso retratando a evolução da decoração através de inspirações. No box do banheiro e nas paredes da copa e cozinha, o Quebratto Nero, com superfície rústica, cor destonalizada e formato de pastilha, reveste trazendo aconchego.

 







   







Residência Marlene Cezaria- Por Katia Costa


Olá pessoal. Conforme prometido na última sexta, hoje vamos com o 1º post da Katia Costa, falando de uma residência em Apucarana, da Marlene Cezaria.

Esta cobertura foi totalmente reformada. Nossa proposta era eliminar eliminar quase todas as paredes para ampliar ao máximo os ambientes. 




Foram criados móveis sob medida que desempenham mais de uma função, para a proprietária realizar seu desejo de viver com conforto e manter tudo organizado.
Importante dizer que para evitar excesso de revestimentos e reforçar a integração dos ambientes, adotou-se um único piso na casa toda: placas de 1 x 1m, em porcelanato.

A porta principal da cobertura, é um ponto de destaque neste projeto. Laqueada em branco, foi desenhada por nós e traz puxadores do antiquário, o que confere ainda mais requinte a esta peça exclusiva.



Suíte do casal- banheiro
Os revestimentos ajudaram a delimitar os diferentes usos neste banheiro. A grata surpresa é a pastilha que traz em sua composição peças banhadas a ouro- requinte e sofisticação.
A sensação de um ambiente amplo e arejado deve ser creditada ao revestimento de porcelanato nas paredes.
O contraste entre os revestimentos é outro destaque com o uso de peças clássicas nas cubas e torneiras Deca.
E o toque final fica por conta da charmosa banheira, que veio realizar um sonho da proprietária.





Lavabo
Considerado um cartão de visita para os convidados, o lavabo foi projetado nos mínimos detalhes. O contraste da bancada com a cuba em cristal (Interbagno) traduzem a leveza, e proporcionam uma visão única da peça de antiquário que repousa sob a bancada.



SPA
Neste mundo turbulento as pessoas desejam conforto e aconchego. Pensando no momento relax, criamos um SPA com uma pequena cascata revestida de pedras rústicas filetadas. 
A pastilha italiana com ebiscos central, nas cores azul e verde, sinalizam um efeito mágico e relaxante.



Cozinha- Sala de almoço

Transformar o já existente terraço num espaço integrado, ligando cozinha, área de almoço e espaço gourmet, foi a nossa proposta.A ideia era tirar proveito desta área bem iluminada para criar um ambiente que pudesse ser usado diariamente.
O espaço ganhou ares suaves graças à composição de revestimentos, que associa porcelanato em tons off-white, painéis em madeira, e móveis projetados para incorporar vigas e colunas existentes de forma que tudo trouxesse harmonia.






Na sala de almoço, a marcenaria também alcançou o auge: onde havia uma viga inclinada foi elaborado um projeto em marcenaria, para encobri-la. No espaço são armazenados equipamentos do SPA, cristaleira e um frigobar, formando um painel único.



Escritório
O local escolhido pela proprietária para ser seu cantinho traz o contraste da estante em laca e parte em madeira revestida em lâmina de Tineo, com peças de antiquário.





Escada
No lugar de uma parede, foi criada uma estante divisória. O móvel é todo ladeado de painés laqueados com portas que, quando abertas, exibem a profundidade do espaço ao esconder uma cristaleira e um balcão laminado de TINEO.
O lustre o espelho (antiquário), e o papel de parede complementam este espaço.




Quartos
Na área íntima, conforto absoluto, em linguagem leve que abusa dos tons claros e agradáveis.
Seja qual for o estilo, todo quarto exige uma ambientação aconchegante.







Home
Espaços funcionais, mas sem esquecer o conforto, essa é uma das regras básicas no trabalho dos profissionais de arquitetura e design de interiores.
Na foto, a sala íntima une descontração, elegância e aconchego.
As cores do sofá e da cortina, seguiram o cristal do plafont (berinjela), adquirido no antiquário.